SUPER ATLETAS

Os nossos Corações
Batem recordes e
Ultrapassam todas
as fronteiras... Porque ACREDITAMOS em NÓS

3 Dez. Dia Internacional Pessoa com Deficiência
A ESCOLHA É TUA

As escolhas não são fáceis
Mas se o argumento és TU
Saberás escolher

17 Nov. Dia Nacional Não Fumador

domingo, 16 de novembro de 2008

Um dia contra o tabagismo

Por uma vida mais activa e saudável



Não existe nenhum argumento que possa ser mais forte do que ter uma vida saudável.

O tabagismo é considerado um dos maiores inimigos da saúde.
Os números são assustadores: a Organização Mundial de Saúde estima que um terço da população mundial adulta (1 bilião e 200 milhões de pessoas) seja fumadora e que isso acabe com 4 milhões de vidas por ano. A grande maioria dos fumadores começa antes dos 18 anos.

Aos 18 anos é quando a personalidade de um jovem se define e que lhe aparecem pela frente as possibilidades de construção do seu futuro. E, infelizmente, estão rodeados de falsas mensagens que os influenciam.
Devemos, por isso, começar pela prevenção.
Nas escolas e em casa, devemos tornar os jovens competentes e responsáveis para resistir às pressões sociais. Devemos informá-los dos malefícios, como a dependência que o tabaco causa.
Pelo seu próprio bem… e pelo bem dos que o rodeiam.
Sim, porque esse é outro problema: os fumadores passivos. Aqueles que fizeram escolhas mais acertadas para a sua saúde mas que, mesmo assim, têm que “levar” com as escolhas erradas dos outros. E os bebés das mulheres grávidas que fumam já são fumadores chamados coercivos (e ainda não nasceram…).
Sabemos da relação do tabagismo com o cancro no pulmão, problemas cardíacos e enfartes. Ou mesmo os problemas na boca e nos dentes.
Além de fumarmos, se tivermos outros maus hábitos como a alimentação descuidada, se levarmos uma vida sedentária, sem actividade física, estamos simplesmente a destruir-nos aos poucos.
E, hoje em dia, não é uma questão de falta de informação, mas sim de responsabilidade.
A vida é feita de escolhas. Podemos não começar a fumar. Ou, quando o mal já está feito, ter a atitude mais eficaz e inteligente: Parar.
Fazer desporto, conviver com a natureza. Ajuda a libertar do stress, a manter corpo e mente saudáveis e principalmente a sentirmo-nos melhor connosco próprios.

Ana Filipa Luís, 12ºC